domingo, 26 de dezembro de 2010

Filme: A Rede Social

Como o nome sugere, vou falar do filme lançado recentemente A Rede Social. Não de um ponto de vista crítico, mas para contar uma história que, infelizmente, não tenho como provar - pois não achei quem tivesse a Veja desse mês, com a matéria que falava sobre a história desse filme. Mas se alguém tiver, me dá que fica tudo certo.
Para quem não sabe, este filme é sobre a criação do Facebook.


Temos Jesse Eisenberg como protagonista, no papel de
Mark Zuckerberg - uma ótima atuação, aliás. (Spoilers a seguir)

A história começa com uma discussão entre Mark Zuckerberg e sua namorada Erica Albright (Rooney Mara), resultando no término do relacionamento. Chateado, xinga a garota em seu blog e Mark cria o "FaceMash" com a ajuda de seu colega de quarto e melhor amigo, Eduardo Saverin (Andrew Garfield). O FaceMash era um site que funcionava da seguinte maneira: como a história se passa na universidade de Harvard, o site
continha fotos de todas as garotas da univerdade, onde os garotos deveriam votar nas mais "gostosas". O sucesso do site foi tão grande óbvio. Homens, neh que em três horas o servidor da universidade começou a dar pau, contabilizando 22 mil acessos nas três horas em que esteve no ar.
O sucesso do FaceMash chamou a atenção dos gêmeos Winklevoss (ambos interpretados por Armie Hammer) e seu amigo, Divya Narendra (Max Minghella), que o chamaram para criar um site de relacionamentos para os estudantes de Harvard. Mark aceitou, mas enrolou-os por mais de 40 dias até que pôs o TheFaceBook no ar, que contou com o financiamento de Eduardo Saverin. O site foi sucesso não só em Harvard, como em outras universidades do país até que chegou à Europa, gerando assim abertura de uma ordem judicial alegando roubo pela idéia dos Winklevoss e o Narendra. Ele acaba também sendo processado pelo, antes seu amigo, Saverin, por tentar tirá-lo/reduzir sua influência sobre os negócios do FaceBook.
Mark insiste na audiência não foi roubo, pois não usou nenhum código fornecido pelos gêmeos e pelo Narendra e que o site foi de total criação dele.




















Este é Mark Zuckerberg, 26 anos, o bilionário mais jovem do mundo.



Mas a história que eu queria contar a vocês, foi contada a mim pelo meu tio na ceia de natal. Que coisa, não?.
Para quem viu o filme, não sabe disso, com certeza. Ou eu não prestei atenção. Sabem aquele melhor amigo do Zuckerberg?















Este mesmo! Ou melhor,
















Este! Eduardo Saverin, o brasileiro ex-colega de quarto e ex-melhor amigo do Zuckerberg.

Sengundo meu tio, ele leu na Veja uma matéria sobre a real história do Facebook, onde o Zuckerberg teria passado a perna no Saverin e usado todos os códigos que os gêmeos Winklevoss e o Narendra lhe forneceram, onde a unica coisa que tenha sido de autoria do Zuckerberg foi o idéia de expandir aquilo que inicialmente era só para estudantes de uma universidade, para algo internacional (onde, segundo o filme, a idéia de "internacional" tenha vindo de Sean Parker).

Infelizmente, não achei quem assine a Veja para comprovar esta história e este meu tio mora em outro estado e a minha falta de paciência + a complicação do site da Veja não ajuda em nada.

-----------------------------------------------------------------

Como o Natal já passou, um feliz Ano Novo a vocês :*

1 comentários:

Planeta Humor disse...

noa conhecia mais deve ser bom


http://planetahuumor.blogspot.com/

Postar um comentário